O registro imobiliário esta dividido em etapas, são elas :
- Verificação da situação documental do imóvel;
- Confecção do Contrato de Compra e Venda;
- Recolhimento de Impostos: Municipais, Estaduais e Federais;
- Confecção da Escritura publica de compra e venda e recolhimento das custas cartorárias;
- Registro do Imóvel e recolhimento das custas cartorárias.
1° - Verificar Documentação:
Esta é a primeira e mais importante fase da venda, e deve ser realizada antes da aquisição do imóvel, pois determinara qual o procedimento será adotado, para registro do bem.
Devem ser verificados os seguintes itens:
Do Imóvel:
- IPTU - (imposto predial e territorial urbano), este é um imposto Municipal, de obrigação do proprietário do imóvel , independente se o mesmo estiver cedido ou alugado a terceiros. O interessado na aquisição deve se dirigir até a prefeitura do município e solicitar uma CND - (certidão negativa de debito), em alguns municípios esta informação esta no site da Prefeitura e gratuito. Neste documento ira constar ou não se existe algum debito pendente que impeça a transferência do bem.
- Taxa de Lixo - esta é uma Taxa Municipal, de obrigação do proprietário do imóvel , independente se o mesmo estiver cedido ou alugado a terceiros. O interessado na aquisição deve se dirigir até a prefeitura do município e solicitar uma CND - (certidão negativa de debito).
- Contas de energia elétrica, água e condomínio para conferencia se existem débitos em aberto.
- Comprovante de Inexistência de Débitos Condominiais, emitida pelo síndico ou administradora do condomínio, para conferencia se existem débitos em aberto.
- Certidão Vintenária com Negativa de Ônus Atualizada, esse documento é fornecido pelo Cartório de Registro de Imóveis competente e informa sobre os últimos 20 anos do imóvel - hipoteca, pendência judicial, titularidade, etc.
- Matricula Atualizada do Imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis competente, para verificação de propriedades e ou inscrições de dividas, hipotecas ou ações judiciais gravadas.
Do Vendedor:
Pessoa Física:
- RG e CPF, se casado Certidão de Casamento, cópias dos documentos pessoais do Vendedor.
- Comprovante de Endereço, conta de água, energia, telefone ou correspondência bancária em nome do Vendedor.
- Consultar CPF, emitida pelo site da Receita Federal, verifica a situação cadastral do cidadão. Clique Aqui
Pessoa Jurídica:
- Contrato Social e ulitmas Alterações, cópias dos documentos de constituição da empresa Vendedora.
- Certidão Simplificada da Empresa, emitida pela Junta Comercial ou pelo Cartório de Registro Cívil de Pessoa Jurídica.
- RG e CPF, se casado Certidão de Casamento, cópias dos documentos pessoais dos sócios da empresa.
- Comprovante de Endereço, conta de água, energia, telefone ou correspondência bancária em nome da empresa Vendedora.
- Consultar CNPJ, emitida pelo site da Receita Federal, verifica a situação cadastral da empresa. Clique Aqui
Certidões:
- Certidão Negativa de Débitos de Tributos Municipais, emitida pela Secretaria de Fazenda da Prefeitura da localidade do imóvel.
- Certidão Negativa de Débitos de Tributos Estaduais, emitida pela Secretária de Fazenda do Estado, relativo a existência de débitos junto ao Governo Estadual.
- Clique Aqui p/ Estado de Goiás
Clique Aqui p/ Estado de Minas Gerais
- Certidão Negativa de Débitos de Tributos Federais, emitida pelo site da Receita Federal, relativo a débitos com o Governo Federal e dívida ativa da União. Clique Aqui
- Certidão Distribuidor Civil/Criminal Municipal e Estadual, emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado, relativo a existência ou não de ação cívil ou criminal junto a Justiça Estadual.
- Certidão Distribuidor Civil/Criminal Federal, emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado, relativo a existência ou não de ações cíveis ou criminais junto a Justiça Federal. Clique Aqui
- Certidão Negativa de Protestos, emitida pelo Cartório de Registro de Títulos e Protestos.
- Certidão Negativa de Débitos Previdenciários, emitida pela Receita Federal, relativo a débitos previdenciários. Clique Aqui
- Certidão da Justiça do Trabalho, emitida pela Justiça do Trabalho, relativo a débitos trabalhistas.
-
Certidão do TST, emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho, relativo a débitos trabalhistas. Clique Aqui
Do Comprador:
Pessoa Física:
- RG e CPF, se casado Certidão de Casamento, cópias dos documentos pessoais do Comprador.
- Comprovante de Endereço, conta de água, energia, telefone ou correspondência bancária em nome do Comprador.
- Consultar CPF, emitida pelo site da Receita Federal, verifica a situação cadastral do cidadão. Clique Aqui
Pessoa Jurídica:
- Contrato Social e úlitmas Alterações, cópias dos documentos de constituição da empresa Compradora.
- Certidão Simplificada da Empresa, emitida pela Junta Comercial ou pelo Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica.
- RG e CPF, se casado Certidão de Casamento, cópias dos documentos pessoais dos sócios da empresa.
- Comprovante de Endereço, conta de água, energia, telefone ou correspondência bancária em nome da empresa Compradora.
- Consultar CNPJ, emitida pelo site da Receita Federal, verifica a situação cadastral da empresa. Clique Aqui
2º - Confecção da Documentação:
- Contrato de Compra e Venda - elaborar o contrato conforme necessidade das partes, colher assinaturas e reconhecer firma.
- Contrato de Intermediação Imobiliária - elaborar o contrato entre a imobiliária e o vendedor, colher assinaturas e reconhecer firma.
3º - Pagar os Impostos:
- ITBI - Imposto de transmissão de imóveis (pago a prefeitura)
3% - Prefeitura de Itumbiara-GO
2% - Prefeitura de Araporã-MG
- FORO - imposto para terrenos foreiros (pago a prefeitura)
5% - Prefeitura de Itumbiara-GO
Não Tem Terreno Foreiro - Prefeitura de Araporã-MG
4º - Apresentar o Imóvel para Registro:
De posse do Contrato de Compra e Venda, documentos atualizados do Imóvel, documentos pessoais do Comprador e Certidões do Vendedor, procurar o Cartório para lavratura da Escritura e posteriormente o Registro.
- Confecção da Escritura, procurar um Cartório de Registro de Notas de sua confiança para elaborar a escritura do imóvel, que é uma formalização pública do contrato de compra e venda, pré requisito para o Registro do Imóvel. Pagar emolumentos referentes as custas cartorárias.
- p/ imóvel de R$ 100 mil
- Emolumento de Escritura aproximado de R$ 1.600,00
- Itumbiara-GO
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais 1 Circunscrição e Tabelionato de Notas (Carlos Henrique)
Rua Padre Felix n-152, Centro
(64) 3431-5151
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais 2 Circunscrição e Tabelionato de Notas (Vagna)
Rua Padre Felix n-73, Centro
(64) 3431-0574
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais 3 Circunscrição e Tabelionato de Notas (Aretusa)
Rua Padre Felix n-73, Centro
(64) 3431-0574
Primeiro Tabelionato de Notas (Isabela)
Rua Padre Felix n-88, Centro
(64) 3433-9353
Itumbiara Cartório do Segundo Oficio de Notas (João Rocha)
Rua Av Trindade n-54 A, Centro
(64) 3431-2951
Itumbiara Cartório do Terceiro Tabelionato de Notas
Praça da República n-237, Centro
(64) 3431-0636
Tabelionato de Protestos, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (Horácio)
Rua Santa Rita n-108, 1 andar, Centro
(64) 3431-3289
- Araporã-MG
Oficio do Registro Civil e Tabelionato de Notas (Norma)
Rua Antonio Rabelo n-68, Centro
(34) 3284-1016
- Apresentar a Guia de ITBI pago e a Escritura para Registro do Imóvel no Cartório de Registro de Imóvel, responsável pela registro do bem conforme localização, bairro e região. Pagar emolumentos referentes as custas cartorárias.
- p/ imóvel de R$ 100 mil
- Emolumento de Registro aproximado de R$ 800,00
- Itumbiara-GO
Cartório de Registro de Imóveis da 1 Circunscrição (Décio)
Rua Dr. Valdivino Vaz n-15, Centro
(64) 3431-7857
Cartório de Registro de Imóveis da 2 Circunscrição (Beatriz Xavier)
Rua Santa Rita n-78, Centro
(64) 3431-2627
- Araporã-MG
Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Tupaciguara
Rua Raul Soares n-35, Centro
(34) 3281-6044
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